Atendimentos por acidentes domésticos com crianças e adolescentes dobram na região de Campinas em um ano
31/03/2025
(Foto: Reprodução) Segundo o governo estadual, em 2023 foram 70 atendimentos a crianças e adolescentes entre 1 e 14 anos. Entretanto, no ano passado, o índice passou para 188. Região registra aumento em casos de acidentes domésticos e supera estado de SP
A quantidade de atendimentos ambulatoriais por conta de acidentes domésticos com crianças e adolescentes mais que dobrou em um ano na região de Campinas (SP).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O número, obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, é da governo estadual e corresponde ao Sistema Único de Saúde (SUS) das 42 cidades que fazem parte do Departamento Regional de Saúde 7 (DRS 7). que atende a região.
Segundo o levantamento, em 2023 foram 70 atendimentos a crianças e adolescentes entre 1 e 14 anos. Entretanto, no ano passado, o índice passou para 188, o que equivale a uma alta de 168,5%. Os números contabilizam acidentes por afogamento, queda, choque elétrico, queimaduras e intoxicação.
O balanço de janeiro aponta que, neste ano, já foram 32 atendimentos. O valor está acima da média do ano passado, que foi de 15 consultas por mês, e também do estado, que teve, no total, 5,6 mil casos no ano passado.
O aumento dos acidentes domésticos envolvendo crianças é uma preocupação da Sociedade Brasileira de Pediatria. Segundo a entidade, os acidentes evoluem com a passagem do tempo. Por exemplo, um bebê, que só fica no colo ou deitado, tem chance maior de sufocar. Quando ele começa engatinhar, a probabilidade de colocar algum produto de limpeza na boca é maior.
"Os acidentes acompanham o neurodesenvolvimento da criança. A frase que nós escutamos aqui no dia a dia: doutor, por um segundo eu fui mexer no celular, ele caiu da cama. Sim, é um segundo mesmo que acontece o acidente. Tem que ficar atento", explicou o pediatra Tadeu Fernando Fernandes.
'Grande trauma'
A aposentada Aparecida Bezerra Faria sofreu um grande trauma por acidente doméstico com o neto Murilo, de dois anos. Ela fazia um café com o menino no colo, quando ele saltou e colocou a mão na água fervendo, o que provocou muitas queimaduras.
"Durante o tratamento dele, eu não conseguia mais fazer café. Era o meu marido que fazia. Me criou um trauma mesmo. E eu nunca fiz mais nada com criança no colo", revelou.
Cidades do DRS-7
Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lindóia, Louveira, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santa Bárbara d'Oeste, Santo Antônio da Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo.
Acidentes domésticos cresceram na região de Campinas
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas