Celulares de Campinas recebem alerta sonoro inédito no estado de SP para avisar sobre enchentes e ruído assusta moradores
25/12/2024
Medida inédita é uma nova estratégia da Defesa Civil o que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais. Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A Defesa Civil enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos [veja momento do envio acima].
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais. O som assustou moradores.
O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.
A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso.
De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Mensagem Defesa Civil em Campinas
Reprodução
Assustou moradores
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h21 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio no Whatsapp.
No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.
Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
"Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio"
"O meu celular também apitou! Assustei"
"Meu celular começou a apitar super alto"
"Morri de susto"
O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, informou ao g1 que o alerta em Campinas foi pautado pelos seguintes critérios:
Alerta laranja do INMET vigente para a região;
Emissão de alerta hidrológico de risco ALTO do CEMADEN para o município, que indica a possibilidade ALTA de ocorrências de enxurrada/inundação;
Identificação pelos meteorologistas, através das imagens de radar, de uma área significativa de instabilidade, com taxa de precipitação de 75 mm/h, em direção ao município.
O alerta hidrológico apontou que há condição para mais precipitações pelo menos até sexta-feira (27) no município de Campinas, aumentando o risco de alagamentos e inundações.
"Recomendam-se as ações previstas no Plano de Contingência Municipal e demais ações previstas neste, tais como: verificação in loco nas áreas de risco, acionamento dos órgãos locais de apoio, preparação de abrigos e rotas de fuga", diz o alerta hidrológico da Defesa Civil.
Initial plugin text
Memes
Além de assustar os moradores, o alerta da Defesa Civil também rendeu memes nas redes sociais e colocou Campinas nos assuntos mais comentados no X.
Um dos internautas chegou a brincar que achou que "mísseis russos estavam em direção a Campinas". Já outro afirmou que "a Defesa Civil não vai precisar alertar ninguém se matar a população do coração primeiro com o alerta sonoro". Veja alguns dos memes:
Meme alerta Campinas
Reprodução
Memes Defesa Civil Campinas
Reprodução
O que é o alerta?
O alerta recebido por moradores de Campinas faz parte de um novo sistema de emergências do país, anunciado em maio deste ano pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Operado pela Defesa Civil, ele busca orientar sobre o risco de desastres, como chuvas intensas e enchentes.
Como ele funciona?
O aviso aparece por 10 segundos em forma de pop-up em todos os celulares conectados às redes 4G ou 5G, sobressaindo qualquer conteúdo ativo na tela. Ele também emite um alerta sonoro mesmo que o aparelho esteja com o áudio desligado ou sem crédito.
Tipos de alerta
De acordo com a Defesa Civil, há dois tipos de alertas no novo sistema de emergências. Eles variam de acordo com a severidade e finalidade: extremo e severo.
Ambos são caracterizados por ameaças críticas à vida, à propriedade, a infraestruturas etc. O desta quarta, por exemplo, é o extremo. Entenda:
Alerta extremo: a urgência é imediata, e a população precisa adotar medidas de autoproteção naquele exato momento. Emite um sinal sonoro semelhante a uma sirene;
Alerta severo: a urgência não é imediata, tendo a população um pouco mais de tempo para se preparar e se proteger. Sinal sonoro é um "beep" semelhante a um SMS.
Chuva em Campinas nesta quinta-feira (25)
Marcello Carvalho/g1
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região